“isto que eu estou sentindo é amor?”

Mais comum do que a falta de amor é a dúvida que temos sobre os nossos sentimentos

Hoje fui baixar no meu PC uma musica que estou escutando muito, então fui pesquisar sites para baixar ela e acabei me deparando com uma coluna do editor da ÉPOCA Ivan Martins, aonde falava da musica que adoro “Is this love”, na voz de Bob Marley ( mas gosto mais na versão dos whistenake), e resolvi compartilhar essa perola com vocês.

Is this love? – ÉPOCA | Ivan Martins 

Ouvir música no rádio do carro é uma das minhas pequenas alegrias diárias. Muita gente prefere plugar o iPod ou carregar no porta-luvas uma pequena coleção de CDs. Eu não. A experiência repetida me ensinou que, sintonizado na estação certa, o rádio pode me oferecer surpresas – e emoções – que não caberiam na memória de nenhum aparelho. 

Ontem, guiando para o trabalho – uma manhã ensolarada de inverno – ouvi os primeiros acordes de Is this love, de Bob Marley. Vocês conhecem essa canção, claro. É aquela, famosa, em que o narrador se oferece para viver sob o mesmo teto com alguém. Ele fala, lindamente, em dividir o abrigo da mesma cama e promete tratar direito a pessoa que deseja. Só então, depois de todas essas garantias, ele pergunta “is this love that I am feeling?” Ou seja, “isto que eu estou sentindo é amor?”

Como todo mundo, devo ter ouvido essa música algumas dezenas de vezes, mas ontem ela me atingiu como uma espécie de súbita iluminação. Isso que o personagem da música faz – perguntar-se sobre a natureza dos seus sentimentos – é o que nós mesmos fazemos o tempo inteiro.

Mais comum do que a ausência de amor, mais comum do que a dúvida sobre o amor do outro por nós, é a dúvida que temos sobre os nossos próprios sentimentos em relação ao outro. Tente se lembrar: quantas vezes, diante dessa ou daquela sensação, deste ou daquele sentimento, você não se viu na mesma situação, perguntando a si mesmo, quase em voz alta: será que isso que eu estou sentindo é amor? Será que eu amo essa pessoa?

Deixe um comentário

